
Resenha do Texto: A rede é uma mensagem
A sociedade em rede
A internet é uma ferramenta de trabalho, de comunicação e de interação. Se comparada ao antigo estilo de vida comunicável em nossas vidas e não muito distante, hoje podemos “rir” de como era arcaico o nosso relacionamento, principalmente com pessoas distantes. Escrevíamos cartas enormes que demoravam dias para chegar ao destino. Hoje o acesso fácil e rápido permite por meio de alguns clicks a conexão com o mundo sem sair de casa.
As tecnologias penetram em nosso dia-a-dia, fazem parte de nossa vida, estão inseridas em nosso contexto e muitas vezes não nos damos conta da dimensão dessa dependência tecnológica. Facilmente temos acesso à grande quantidade de informações e de fontes diferentes. Praticamente tudo pode ser encontrado na rede. As novas tecnologias estão modificando as formas de relacionamento entre as pessoas, disponibiliza pesquisas, serviços de utilidade pública, sites de relacionamento, downloads, dentre outros.
Devido a esta facilidade que a rede nos proporciona, existe uma preocupação com os chamados crimes virtuais, freqüentemente citados nos noticiários que é uma lógica perversa. O uso da tecnologia de forma ilícita, para beneficio de uns enquanto outros são prejudicados, leva ao aumento da criminalidade em geral como falsidade ideológica, chantagem, difamação, invasão de privacidade e até mesmo desvios de dinheiro. Como nos demais instrumentos de comunicação e redes sociais, a internet precisa de regras de conduta e delimitações do certo e errado.
A internet é um vasto campo de informações, cabe a cada usuário selecionar os conteúdos de acordo com sua área de interesse. Para não ser excluído social, cultural e economicamente é preciso acompanhar a evolução das tecnologias de comunicação.
Referência bibliografica: